quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Plano de Acção



John Sullivan in The Optiverse
Umh! Um plano de acção…pensei.
A verdade é que a Web já é largamente utilizada na escola (Plataforma mooodle, vídeos, PowerPoint, slide show, facebook, apresentação de trabalhos em blogs, etc.). A frequência desta formação já contagiou também o meu trabalho lectivo. Implementei  a utilização mais assidua das ferramentas disponíveis, inclusivamente para a realização do diário gráfico dos alunos, levando-os a  explorar igualmente outras ferramentas de trabalho. Ver em Pesquisando drawingtools. Num âmbito mais alargado, propus ainda a reconversão do blog, que realizei para a formação,  num blog do grupo. Um futuro local de informação e  partilha das diversas actividades do meu grupo disciplinar. 
Sendo assim, porque não fazer da biblioteca o centro de tudo isto. Ligar toda a comunidade escolar a um grande “servidor” – o site da biblioteca – que possa agregar toda esta informação dispersa e ainda outra que se vá produzindo quer para a promoção da leitura quer da literacia da informação e ainda outras mais, relacionadas com o trabalho próprio de uma biblioteca escolar. Utilizando links ou programas como o Diigo ( aceitam-se propostas alternativas...) . Seria necessário então, actualizar o site da biblioteca. Continuar o trabalho já efectuado de digitalização dos exemplares da biblioteca da escola e as propostas de actividades já ai desenvolvidas e ainda, organizar e agregar toda essa informação dispersa da comunidade escolar. Tarefa um pouco ciclópica reconheço, mas exequível com a colaboração de todos.
Um primeiro passo já dei, para estabelecer ligações, propondo-me a realizar para  o concurso António Gedeão,  promovido pela Associação de Pais e Encarregados de Educação da escola em conjunto com o Departamento de Português/Latim., um livro em formato digital (e-book) de divulgação dos contos e poesias submetidos pelos alunos a concurso, com a indicação dos laureados de cada ano. Proposta aceite com entusiasmo por ambas as partes. 
Outras ideias surgiram como a de reactivar a publicação do anuário do liceu Pedro Nunes (agora Escola Secundária) e integrar no fundo da Rede de Bibliotecas Escolares de Lisboa  o património digitalizado da nossa biblioteca. E outras mais que vou ainda cogitando, surgirão, agora mais informadamente.
O envolvimento e a motivação, a par do desenvolvimento de capacidades e atitudes e da melhoria de resultados escolares em associação com a melhorada acessibilidade de informação proposta, serão possíveis medidores da prossecução dos objectivos aqui contidos.
Da minha parte espero manter a motivação conquistada durante este tempo de formação. Afinal, era só preciso um empurrãozinho para começar a pesquisar e conquistar estes novos universos!  
A direcção foi a certa, pelo que certa também  estou, de continuar a navegar por estes mares.
Até sempre.

Mariabiblioteca

Lisboa, 28 de Fevereiro de 2013

Oficina de Formação: A biblioteca Escoalar 2.0 (turma 2)
CF- António Sérgio- Lisboa
CF- Prof. João Soares- Lisboa

 

Sem comentários:

Enviar um comentário